Antes do ônibus passar!

Dois homens estavam discutindo calmamente um tema sobre pontos de vistas diferentes. O tema abordado na discussão era pós morte e as posições se derivavam a partir de dois pensamentos. O primeiro, defendido pelo homem de crença ortodoxa, era que após a morte o homem seria entregue a um dos dois estados que são Sofrimento Eterno e Alegria Eterna. O acesso a ambos seria reflexo de sua vida antes da morte. A segunda posição era defendida por um homem laico e que levava em seu pensamento a idéia de que após a morte o homem some, continua a sociedade e o seu legado, mas ele mesmo some e se transforma em nada.

A discussão dura minutos que tardam a passar. Mas ao olhar no final da avenida, o homem de crença ortodoxa, vê o ônibus se aproximando. Ele, querendo pôr um fim na discussão e uma dúvida em seu companheiro, pergunta:

- Ta ok. A sua certeza de que após a vida não existirá nada não abala a minha certeza de que a vida continua após a morte. Entretanto fico com uma indagação curiosa.

O homem laico, pergunta com os olhos arregalados:
- O que te preocupas?

- Se ao morrer eu me deparar com o resultado da minha crença, então ficarei feliz, pois vivi de tal maneira crendo de todo o coração que realmente a vida não termina com a morte e, dessa maneira, receberei o prêmio que é a Alegria Eterna. Se, porém, após a morte, eu me deparar com o nada, e, realmente, compreender que você estava correto, então, não perderei a vida que vivi ou a crença errônea que cri, pois isso de nada me valerá já que me transformei em nada. Mas o que me intriga é se você morrer e eu estiver com a razão. O que será de você? Alegria Eterna ou Sofrimento Eterno?

0 comentários:

Postar um comentário